O QUE TAPEROÁ TEM DE BOM !?!


II LAVAGEM DO PARIPE

No dia 15 de dezembro de 2013, às 09 hs.



A II Lavagem do Paripe tem como idealizadora a Prefeitura Municipal de Taperoá, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, valendo-se do belo e rico patrimônio natural existente, visando com este, a revitalização do rio Camurugi, na parte da Cachoeira do Paripe, que tem servido à população taperoense como uma possibilidade de entretenimento e diversão.

Como proposta de intervenção, para a recuperação do rio, as atividades a serem realizadas serão acerca da melhoria da estrutura local, através de limpeza, coleta de lixo, criação de mecanismos de conscientização da comunidade, como forma de reduzir os agravantes problemas da produção de lixo e possibilitar o aproveitamento do potencial existente, como meios de geração de renda e aquecimento da economia local, através da atividade turística.

Baseado na experiência da I Lavagem do Paripe, realizada no ano de 2010, espera-se que em 2013 a população taperoense responda da mesma forma, comparecendo, visto que além de realizar a limpeza do leito do rio, haverá um torneio de futebol, roda de capoeira, assim como a possibilidade de tomar um bom banho de rio, limpo e protegido, além de ser um momento de descontração, bate-papo, encontro com amigos.
O Paripe, é uma cachoeira do rio Camurugi que tem servido como um lugar de lazer para os taperoense, que se bem cuidado e preservado, servirá como fonte de geração de renda através trabalhos temporários que serão realizados durante o verão. Pela sua beleza, a cachoeira do Paripe, tem potencial para compor os atrativos turísticos de Taperoá, vindo futuramente, desde que divulgado, a ser um dos pontos visitados pelos turistas que passam pela região da Costa do Dendê. Atualmente o turismo é considerado uma das atividades econômicas que tem gerado grande oportunidade de emprego e renda através dos serviços e produtos comercializados. Quando realizado de maneira planejada, fomenta na localidade a prática de uma atividade economicamente viável e sustentável.
Nos dias atuais, com a pouca utilização que tem, o Paripe tem sofrido com a falta de consciência dos seus usuários em deixar seu lixo produzido nos dias em que vão ao referido rio, para um banho, o que agride de forma desastrosa, podendo futuramente, se não houver ações de intervenções, vir a ser irreversivelmente contaminado. Com isso, espera-se que a proposta seja eficaz no sentido de proteger, preservar e conscientizar a população taperoense para o uso sustentável do rio, garantindo assim, maior visitação turística, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida, através da geração de postos de trabalho temporário e um bom espaço de lazer e diversão para a comunidade local.
No local, todo o lixo, mato e material impróprio para o espaço será retirado, sendo removido em caçamba deixando o ambiente, agradavelmente, limpo. Com vassouras todas as pedras serão lavadas, retirando o limo que pode provocar acidente, deixando-as em estado de uso, seguro, sem riscos aos banhistas.

Serão colocados, no local, algumas faixas, placas com frases de sensibilização aos usuários, no sentido de preservar o ambiente natural, sem lixo, sem contaminação. E após a limpeza serão fixadas lixeiras, onde serão depositado todo o lixo produzido. Ainda no dia da lavagem, ocorrerá um pequeno torneio de futebol, com premiação para os vencedores, assim como, junto com a Associação Filantrópica Costa do Dendê, haverá uma roda de capoeira.

Participe!
Vamos cuidar do nosso rio.
Juntos podemos fazer um verão melhor.