O QUE TAPEROÁ TEM DE BOM !?!


EDIÇÃO HISTÓRIA: TAPEROÁ - BA: UMA HISTÓRIA PARA SER CONTADA

Taperoá é uma cidade localizada na Região do Baixo Sul da Bahia, com pouco mais de 18.000 (dezoito mil) habitantes, fundada em 1561 e elevada a categoria de cidade em 1916, quando houve a sua emancipação política. Historicamente situada na Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus, contam que a primeira penetração em seu território ocorreu por dois pescadores que desceram de canoa através do rio Jequié a procura da ilha de Tinharé, tocaram o solo taperoense onde saltaram a procura de água. Porém, através de pesquisas feitas, concluem que pela habitação de índios, originou-se uma aldeia chamada de São Miguel de Taperoguá, fundada pelos jesuítas em 23 de novembro de 1561. A aldeia indígena tomaria o nome de Taperoá, que vem da palavra tupi Taperoguá, que significa: morador das ruínas e destroços. Dizem, os antigos moradores que a cidade recebeu esse nome, por causa de uma tapera que existia próxima à fonte se São Brás, monumento que será ainda citado. (PINHEIRO, 1989).
O patrimônio histórico de Taperoá começou a ser constituído no mesmo ano de 1561, onde foi erguida a primeira capela, invocando a São Miguel como padroeiro. Porém, sem registros das causas, o templo foi demolido em 1620, e ainda neste ano, o Capitão Lucas Fonseca Saraiva, fez construir no mesmo local, em cima da colina, a igreja de São Brás, já que este santo o livrou de um mal na garganta e o beneficiário o quis homenagear. (PINHEIRO, 1989).
Em 1737, a capela de São Brás passou a pertencer à freguesia de Cairu e em 1813, já pertencendo à Valença, foi separada e recebeu o título de curato, em 11 de outubro de 1819, é desmembrado de Valença, ficando na área de Nova Boipeba, que é hoje Nilo Peçanha. Em 1838, mais precisamente em 1º de junho, a freguesia de São Brás é criada e elevada à categoria de vila, mediante a lei nº 67. Somente em 1º de abril de 1916 é que Taperoá teve a sua sede municipal com foros de cidades, por força da lei estadual nº 1131, sendo administrada naquele período por Manoel Magno Cesar de Oliveira. (PINHEIRO, 1989).
Por volta do século XVIII, desembarcou nas suas terras, cerca de cem famílias de irlandeses, construindo a primeira colônia agrícola que se chamou de Santa Januária, estabelecendo-se às margens do rio do Engenho, que mesmo recebendo ajuda governamental ela não prosperou e o núcleo foi se desfalcando, permanecendo neste lugar apenas 12 irlandeses. Mesmo antes dessa colônia, já havia a presença de portugueses e italianos que começaram a edificar as residências com estrutura colonial e explorar os ramos de atividades agrícolas, comerciais e madeireira, dentro do povoado. (PINHEIRO, 1989).
Os anos avançaram e as edificações foram tomando lugar dos terrenos vazios, a cidade e seu entorno foram ganhando uma estrutura mais urbana, e com o passar do tempo já existiam inúmeras ruas, ostentando seus casarões, e, no caminhar do tempo, se percebia o aumento gradativo do número de pessoas. As construções de estradas e pontes, ligando um município a outro, serviu para que esse crescente desenvolvimento pudesse ser constatado. A cidade já contava com a Liga de Assistência Médica e, a partir da segunda metade do século XX, muitos progressos aconteceram, como a construção de um campo de pouso, a implantação da indústria de dendê, a Óleos de Palma S.A – OPALMA. Aconteceu também, a instalação da primeira bomba de gasolina, seguido da construção da rodovia Valença – Taperoá, bem como, outras estradas dentro do próprio município, o que facilitava o escoamento dos produtos agrícolas para a cidade e, daí ser comercializado e enviado para Salvador pelos navios que atracavam no porto, no Canal do Salgado.

28 comentários:

  1. OBRIGADA POR ESSE BLOG.
    ELE TEM ME AJUDADO A FAZER PESQUISAS ESCOLARES.

    ResponderExcluir
  2. FICAMOS EXTREMAMENTE FELIZ!
    AGRADECEMOS A CONFIANÇA.
    FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. fico feliz por ver a historia da minha cidade divulgada
    parabens por esse blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Precizamos conhecer mais profundamente a história de nosso municipio, por isso quero obter mais informações sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Estou desenvolvendo um estudo sobre Taperoá, se puder me mandar algo mais sobre sua historia e economia agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Estou muito feliz por ter escolhido essa linda cidade para morar!

    Um grande abraço a todos e a todas e venham visitar Taperoá a Terra do Guaraná!!!

    Bjs e abçs

    Domingos Borges
    Projeto ONÇA

    ResponderExcluir
  7. gostaria muito que voçes colocassem a historia de um povoado chamado graciosa.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa história.

    ResponderExcluir
  9. TAPEROA E O PORTAL DO BAIXO SUL DA BAHIA.O JUDO DE TAPEROA E TRADICAO.ASS. JOILTON SAMPAIO (JOCA DA DENGUE) MEU FILHO ESTA CHEGANDO............

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog. Precisamos sim conhecer e divulgar a história da bela Taperoá

    ResponderExcluir
  11. Esta cidade é linda d+ TIVE O PRAZER DE CONHECER E FOI A CIDADE QUE
    ME APRESENTOU O AMOR DA MINHA VIDA E AGORA EU DESEJO REENCONTRALA CASO ALGUEM A CONHEÇA FICAREI MUITO GRATO SE ME DER NOTICIAS MEU EMAIL É joiart.oliveira@hotmail.com. o nome dela é Cleusa Alves dos Santos,morena, cabelos liso, baixinha tem dois filhos (um casal) tem uma irmâ chamada Mirian ela estava morando em salvador e agora estar resentimente morando em taperoá.
    Ajudem um homen apaixonado.

    ResponderExcluir
  12. Qual a origem e contribuições da família Luz nesta região?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ,boa noite !
      Você faz parte da família luz ?
      O pai de minha mãe abandonou ela ,o nome dele era José gregorio da luz.

      Excluir
  13. Nasci em Taperoá e continuo morando nesta cidade agradável, pequena, bonita e tranqüila, com vários locais históricos (querendo saber relatos sobre a história da cidade no passado, procure o Sr. Miguel de Conrado, conhecido por todos, ele realmente sabe toda a história da cidade, sua residência fica próximo ao Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães) A Sr. Miguel meus "PARABÉNS", por todo carinho, amor e dedicação aos Taperoenses e visitantes.
    Amo minha cidade, para mim é a cidade mais linda do Baixo Sul ela possui poucos habitantes, hospitaleiros, amigos e sempre dispostos a ajudar. Somos uma verdadeira família unida.
    Temos uma ORLA maravilhosa, lindíssima, nunca vista igual é de uma beleza deslumbrante, incomparável é a Orla mais linda da Região pode acreditar .
    Taperoá é uma cidade indicada para quem precisam de descanso, sossego e paz, com pouca poluição e bastante verde onde o clima é muito gostoso. Taperoá faz parte da minha história de vida.
    Conheça está pequena cidade com excelentes moradores , por tudo isto e pelos Taperoenses venham nos visitar. Para nós, é uma honra recebe-los! Parabéns aos que têm o privilégio de residir nesse paraíso encantador.
    TAPEROÁ A TERRA DO GUARANÁ!!! Um forte abraço para todos. Joseíta Oliva.TAPEROÁ,04 DE SETEMBRO DE 2012.

    ResponderExcluir
  14. DESEJO QUE FALE O A HISTÓRIA DO GUARANÁ EM TAPEROÁ COM TUDO COMEÇOU.

    ResponderExcluir
  15. Olá!Infelizmente, eu não sei como começou a história do Guaraná em Taperoá. Lembro-me , quando criança de um certo agricultor que veio da zona rural comercializar o produto, revoltado com o preço baixissimo que estava o guaraná naquela época, entornou toda a mercadoria no chão em frente ao Posto de Gasolina. Eu e meus coleguinhas de colégio enchemos algumas sacolas plástica de guaraná, vendemos e com o pouco dinheiro que fizemos fomos comprar geladinho todos alegres e felizes.Coisa de criança... GRAÇAS A DEUS, QUE HOJE CONSEGUIRAM REVERTER AQUELA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRAVA O GUARANÁ.O MESMO ESTA VALORIZADO E CONHECIDO MUNDIALMENTE.
    Acredito que ningúem melhor em Taperoá, COM TODA PROPRIEDADE COMO O SR. NORIVAL VIEIRA. para te falar da verdadeira HISTÓRIA DO GUARANÁ EM TAPEROÁ.Se voce não conhece a nossa pequena e bonita cidade aproveite e venha nos visitar. JOSEÍTA OLIVA. 18/01/2013.

    ResponderExcluir
  16. Estou escrevendo a História de Taperoá em Cordel.
    Amo essa terrinha e vou homenageá-la na Festa do seu Padroeiro,
    o São Bras.
    Este blog é um subsídio a essa produção.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sueli, só filho de Nilo Peçanha, e já moro em Salvador há 43 anos, sempre quando posso visito Taperoá, pois ai vivem a maior parte de meus parentes, como o artesão Miguel, pessoa de suma importancia para essa cidade. E gostaria muito de ler sua história contada em cordel. Por favor, estarei no aguardo.

      Meu contato de e-mail: edilson.jas@gmail.com

      Excluir
  17. Estou fazendo um trabalho , e resolvi fazer sobre Taperoá , já que minha família mora lá e amooo muito Taperoá , se Deus quiser , irei lá novamente esse ano !

    ResponderExcluir
  18. gente bota da muritiba conhecida como baixinha pra eu fazer trabalho de escola

    ResponderExcluir
  19. ola boa noite! minha avó fugiu de casa quando tinha de 10 a 12 anos, quase 50 anos depois ela esta tentando reencontrar os familiares! Tudo que sabemos é que o pai dela se chama januário morais eram em cinco irmãos: três meninas e dois homens que se chamavam Aurelino e Alvaro . o nome dela é joviniana quem puder nos ajudar a reencontrar por favor mandar neste e-mail santoscristian342@yahoo.com.br...
    obrigado!

    ResponderExcluir
  20. ola boa noite! minha avó fugiu de casa quando tinha de 10 a 12 anos, quase 50 anos depois ela esta tentando reencontrar os familiares! Tudo que sabemos é que o pai dela se chama januário morais eram em cinco irmãos: três meninas e dois homens que se chamavam Aurelino e Alvaro . o nome dela é joviniana quem puder nos ajudar a reencontrar por favor mandar neste e-mail santoscristian342@yahoo.com.br...
    obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Meus antepassados assim como minha vó são indígenas desta cidade foi muito bom descobri aqui a verdadeira história da cidade de minhá vó min alegro muito muito grato pêlo blog.

    ResponderExcluir
  22. Preciso saber como foi a emancipação politica de Taperoa

    ResponderExcluir
  23. sou mascida e criada em taperoá mais agora não moro mais ai mais sou completamente apaixonada por essa minha terrinha ....

    ResponderExcluir
  24. Pretendo conhecer Taperoá. Sou e resido em Fortaleza. Mas meu pai é de Valenca.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom saber um pouco da nossa cidade. Gosto muito daqui sou filha dessa terra muito me orgulho. Morei vários anos fora mas o amor pela minha terra foi maior. Voltei a morar novamente aqui a quase 8 anos. Meus filhos são nascido em São Paulo e meu esposo tb. Em fim eu e minha família amamos essa cidade.

    ResponderExcluir
  26. Cidade linda
    Ótima para viver

    ResponderExcluir