O QUE TAPEROÁ TEM DE BOM !?!


Aspectos Econômicos

Principais Geradores da Economia local:
=> Agricultura;
=> Pesca;
=> Comercio e Serviços;
=> Indústria


Agricultura

O município de Taperoá possui atualmente uma economia em desenvolvimento. É o maior produtor de guaraná em grãos do país, com uma produção anual de mais de 800 toneladas, cultivados em 1.700 ha. Juntamente com os municípios de Ituberá, Camamu, Valença e Nilo Peçanha, Taperoá deu ao estado da Bahia o Titulo de maior produtor de guaraná do mundo.

O Baixo Sul exporta o produto em pó e em grãos para diversos países como: Alemanha, Itália, França e Estados Unidos. O município de Taperoá (280 km da capital) é o destaque na produção com 1.700 hectares de áreas plantadas. De acordo com Gerval Teófilo, técnico da EBDA e responsável pela Cadeia Produtiva do Guaraná na Fenagro, a cultura tem papel de destaque sócio-econômico na região. “A produção do guaraná é de vital importância na sustentação econômica no Território do Baixo Sul, haja vista o número significativo de famílias envolvidas no cultivo”, salientou.
Fonte: www.ebda.ba.gov.br

Por ser um município de economia com predominância na agricultura, além do guaraná orgânico e convencional, outros produtos nobres são cultivados, como: dendê, cacau, cravo da índia, piaçava, pimenta do reino, entre outros.

Pesca e Aquicultura

A pesca tem uma importância muito grande para a economia do município, com o trabalho efetivo dos pescadores artesanais, que lançam-se ao mar para retirar o seu sustento e de suas famílias, como também, impulsionar a economia. Esses pescadores estão muito bem representados através da Colonia de Pescadores Z-53 e da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Taperoá – APMTA.
Ao lado da pesca artesanal, com a retirada de centenas de quilos diárias de peixes e mariscos, como a lambreta, ostras, caranguejo, siri, e outros, está também a produção em cativeiro de ostras, através da rede dos ostreicultores, criadas pelo Projeto Semeie Ostras que é uma descentralização do Ministério da Pesca e Aquicultura, executado pelo Programa MarSol, da Universidade Federal da Bahia, com profissionais da pesca na comunidade da Graciosa e da sede do município.
Na zona rural, centenas de pequenos produtores rurais, inscritos no Programa de Apoio da Aquicultura Familiar da Secretaria de Pesca, que visa a segurança alimentar, garantia de renda e qualidade de vida aos pequenos produtores do município, com a criação em tanques, nas suas propriedades, os alevinos de tilápia, e tambaqui.

Industria

O setor industrial, pouco desenvolvida, está relacionado com a produção agrícola do município, especialmente voltado para o processamento do dendê e do guaraná.
A Opalma – Óleos de Palma SA, com 96 funcionários, trabalha na produção do azeite e do sabão, fabricados a partir do dendê produzido no município, que diariamente são descarregados dos caminhões que os recolhem nas fazendas.
Historicamente importante para o município, sua construção é de 1961, sofreu uma ampliação e reforma na década de 80, com construções modernas feitas de estrutura mista (metálica e concreto). Possuem várias dependências, com grandes galpões, escritório, garagem, oficinas, estacionamento, sessão de embalagem, fábrica, área de carga e descarga, laboratório. Conserva ainda, um bueiro de 1961, com uma altura cerca de 60 metros.

A Proelin Indústria e Comércio de Bebidas LTDA, com 6 funcionários, trabalha na fabricação do extrato do guaraná, o extrato de açaí, suco de guaraná com açaí, desidratação de limão Taiti, para fabricação de suco, e envasamento dos referidos produtos.

Dados Econômicos
Número de estabelecimentos industriais
2
Estabelecimentos bancários
Banco do Brasil
ASCOOB
Caixa (lotérica)
Números de estabelecimentos do comércio
Varejista
64

Produto Interno Bruto (PIB)

2012
2011
2010
2009
PIB
(R$ 1.000)
115.348
106.336
96.640
81.529
Fonte: IBGE

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M)
IDHM
0,566
Fonte: IBGE