O QUE TAPEROÁ TEM DE BOM !?!


Patrimônio Arquitetônico



Patrimônio Histórico, é marca comum a toda a sociedade, por ser um reflexo do passado, presente no cotidiano das pessoas, por serem acumulados de tradições e heranças, que passam a caracterizar o local criando uma identidade própria, pautado na memória e no valor singular que representam para a sociedade.
O Patrimônio Arquitetônico tem o seu lugar de destaque na vida comunitária, pois a sensação de pertencimento e a afirmação da lembrança estão implícitas no cotidiano de cada ser, enquanto indivíduo e mais ainda, enquanto grupo, por ser a memória coletiva uma peça importante na construção da identidade popular. Nesse sentido, a ativa participação da comunidade na conservação do seu patrimônio torna-se eficaz, garantindo a permanência da cultura local, e a ressignificação da sua história.
O patrimônio histórico edificado de Taperoá, caracterizado pelas construções coloniais dos séculos XVIII e XIX, tem um valor singular na vida de quem os aprecia, embora, nem toda a população taperoense tenha a mesma admiração pelas antigas obras arquitetônicas, é incontestável a sua significação para a construção da história local. O reconhecimento do valor histórico, atribuído a cada construção é um passo muito importante para uma discussão acerca da possível intervenção no sentido de preservar a memória, restaurando e criando meios de proibir a destruição patrimonial, instigando a necessidade eminente de garantir a manutenção da cultura popular e a identidade taperoense.
O Patrimônio Arquitetônico de Taperoá que teve início com a construção da Igreja de São Miguel de Taperaguá, em 1561, que foi demolida e construida a Igreja de São Brás em 1620, e tem um sentido especial para seus munícipes. Do Patrimônio ainda existente, podemos destacar:  

  • Praça da Bandeira
Localização: Centro da Cidade
Data de construção: 1944
Descrição: Possui um obelisco onde constam informações do ano de fundação da cidade, a posição em relação ao nível do mar, as coordenadas geográficas, entre outras.
  • Sobrado de D. Julieta Meirelles
Localização: Praça da Bandeira, nº 12 Centro
Data de construção: 1907
Descrição: Conserva elementos de arquitetura colonial. A fachada lateral caracteriza-se pela altura da porta central. Sofreu reformas entre 1976 e 1978. Fica no centro da cidade, próxima à prefeitura Municipal. 

  • Casa residencial do Sr. Victor Meirelles
Localização: Praça da Bandeira, nº 174 Centro
Data de construção: meados do século passado
Descrição: De relevante interesse arquitetônico, construída em um pavimento sobre porão parcial. Data provavelmente de meados do século passado, apresentando características típicas do sertão.


  • Casa da Fazenda Bela Vista
Localização: Rua Militão Cezar, s/n Prainha
Data de construção: século XIX
Descrição: Interessante casa rural possivelmente do século XIX, situada à Beira Mar, em terreno plano. Caracteriza-se pela planta quadrada, recoberto por telhado em pirâmide.

  • Casa da Fazenda Jenipapo
Localização: situada à margem da BA – 001, próximo à sede de Taperoá, no Caminho Taperoá à Valença
Data de construção: 1874
Descrição: Apresenta influências do neoclássico. A construção encontra-se implantada em terreno em declive, com parte inferior edificada sobre um porão, utilizando como depósito. 
  • Solar dos Oliva  
Localização: Fazenda Boa Sorte, na estrada da cidade
Data de construção: 1823
Descrição: Trata-se de uma construção rural de grande proporção que se encontra em ruínas. De sua frente descortina-se uma bela vista da cidade e da fábrica de dendê Opalma. 
  • Antiga Prefeitura
Localização: Praça da Bandeira, 138 Centro
Data de construção: século XVIII
Descrição: descrita como um prédio provavelmente do século XVIII, com função residencial e que foi transformado em casa de Câmara e Cadeia, em 1847, com a construção de mais um pavimento. Recentemente serviu às instalações do Instituto Zélia Gattai, após serviu de sede da Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia – AMUBS, hoje será inatalada a Casa da Cultura.

  • Casa da Srª. Luziânia Meirelles
Localização: Rua Major Antonio Bittencourt
Data de construção: século XIX
Descrição: reconhecida como vivenda urbana do início do século XIX. Possui um só pavimento desenvolvido sobre vigas. A fachada lateral direita é marcada pela presença de varandas. 


  • Sobrado da Fazenda Boa Sorte
Localização: Fazenda Boa Sorte, localizado na BA-001, no trecho Valença - Taperoá no distrito de Camurugi.
Data de construção: século XIX
Descrição: É um sobrado rural, edificado nos meados do século XIX, apresenta planta semelhante aos sobrados urbanos, apesar de ter a gaveta de secagem de cacau.

ARQUITETURA RELIGIOSA:
  • Igreja de São Brás
Localização: Localiza-se no ponto mais alto da Centro da Cidade, tendo como acesso a Praça da Bandeira
Data de construção: 1620
Descrição: A Igreja mais antiga do município, tendo acesso também pela Praça da Bandeira, através de 165 degraus. Do adro avista-se toda a cidade e a ilha de Cairu.  Trata-se de uma capela do século XVII, de relevante interesse arquitetônico, Na época de sua construção tinha 16,80m e quando sofreu sua primeira reforma, no ano de 1857, quando adquiriu traços do neoclássico em seu interior  e teve um aumento para 20,20m. Contem pinturas em suas laterais, do artista Miguel Araujo.
  • Oratório Milagres de São Brás
Localização: Rua Magno Coutinho, s/n Centro
Data de construção: 1952
Descrição: é um monumento idealizado por Josafá Dantas com a cooperação pública e auxilio da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Sr Magno Cesar de Oliveira. Por muitos anos foi considerada a principal obra da cidade.

  • Capela de Nossa Senhora da Boa Morte
Localização: povoado de Jordão, na BA-001,
Data de construção: 1707
Descrição: encontra-se edificada numa elevação na BA-001, que liga Taperoá à Nilo Peçanha, tendo acesso por uma escadaria de 33 degraus. Sua inauguração aconteceu com a primeira missa do galo do Baixo Sul, ali celebrada em 25 de dezembro de 1707. Possui alpendre arqueado circundando os dois lados da nave. Sofreu alterações, sendo a mais evidente a construção de uma torre em 1945.

  • Capela de Nossa Senhora D’Ajuda
Localização: Povoado de Camurugi, à margem da BA – 001, há 6 Km da sede da cidade
Data de construção: século XVII
Descrição: trata-se de uma capela rural possivelmente da primeira metade do século XVII. Sua fachada sofreu modificações em 1956, quando foram incorporados detalhes neoclássicos.

PONTES

  • Ponte Nova
Construída em 1949, a Ponte Nova, faz parte de porto que substituiu o trapiche. Sua construção feita de cimento armado, mede 60 metros de comprimento e 8 metros de largura. Podiam atracar navios de maior calado, e constituía-se como o principal atracadouro do Baixo Sul. Uma obra da empresa Odebrecht, que foi projetada para atender a região no sentido de escoar os produtos agrícolas, em especial o cacau. O projeto orçado em Cr$ 2.822.964,20.
Para atender ao serviço do Porto um grande Barracão foi construido, em alvenarias e tijolos,onde eram estocados os produtos até a chegada dos Navios.